carlos wilson

Sem resolver problemas na saúde, vice-governador do AM deixa a Susam

Após seis meses de governo sem conseguir resolver os problemas básicos no setor, o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou que demitiu o seu vice-governador, Carlos Almeida, do cargo de secretário de saúde do Estado. A Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) divulgou a informação, mas não explicou os motivos da mudança. Para o cargo que era de Carlos Almeida, que vai para a Casa Civil será nomeado Rodrigo Tobias, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, em Manaus (Fiocruz).

Segundo a Secom, o governador decidiu extinguir cinco secretarias extraordinárias; a Política Fundiária (SPF) vai ser incorporada pela Secretaria de Infraestrutura e a Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação vai incorporar a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico. Com as mudanças, ele promete otimizar a máquina pública e reduzi custos.

O ex-chefe da Casa Civil, foi nomeado como representante do Amazonas em São Paulo. Os secretários extraordinários Marcelo Alex e Luís Mario Bonates foram exonerados, da mesma forma que a secretária Keit Maciel. O presidente da AADES, Mike Ezequias dos Santos, também deixa a equipe de governo.

Esquerda

Com a nomeação de Rodrigo Tobias para a Susam, duas das principais secretarias (incluindo a de Educação), passam a ser geridas por administrados de pensamento de centro-esquerda. A de Educação é gerida por Luiz Castro, da Rede Sustentabilidade. Rodrigo Tobias foi presidente do 13º Congresso da Rede Unida, em 2005, em Manaus. A Rede Unida reúne principalmente ativistas de “resistência e re-existência” ao liberalismo. “O momento é de união para enfrentarmos as mazelas políticas. Temos que repensar as políticas sociais de saúde no Brasil e nos constituirmos como agentes ativos e transformadores de nossa sociedade”, disse ele, em entrevista publicada no site Vermelho, do PCdoB, em 2005, com o título ‘Congresso internacional reúne 3 mil contra retrocessos no Brasil’.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *