OPERA

22º Festival Amazonas de Ópera começa com `Ernani`, de Giuseppe Verdi

Começa nesta sexta-feira, em Manaus, o 22º Festival Amazonas de Ópera (FAO), com a apresentação de `Ernani`, de Giuseppe Verdi, no Teatro Amazonas, às 20h. Dentre as produções incluídas na agenda lírica, que segue até 30 de maio, está o destaque da estreia, no Brasil, de “Maria Stuarda”, de Gaetano Donizetti, importante obra no repertório do bel-canto.
 
Na programação do FAO também é destaque a realização do Encontro “Os Teatros de Ópera e a Economia Criativa na América Latina”, com a presença do secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Medeiros Pires, e assinatura de documento que reconhece a importância da Ópera Latinoamérica (OLA).
 
Este ano, o FAO celebra o centenário do maestro e compositor amazonense Claudio Santoro. Em sua homenagem, durante o evento, será apresentada a ópera “Alma” e, também, um recital com canções compostas por ele. O FAO é uma realização do Governo o Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com patrocínio master do Bradesco, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura.
 
 
Este ano, o FAO conta com programação nos teatros Amazonas e da Instalação, nos centros culturais Palácio Rio Negro e Palácio da Justiça, em shoppings, hospitais e escolas de Manaus, além de chegar ao interior. A programação inclui apresentações, no Teatro Amazonas, das óperas “Ernani”, “Maria Stuarda”, “Tosca”, “Mater Dolorosa” e “Alma”.
 
O FAO também oferece o projeto Ópera Mirim, com apresentação de “L’enfant et les Sortilèges” (“O Menino e os Sortilégios”), de Maurice Ravel, feita com marionetes pelos artistas do Pequeno Teatro do Mundo. Trata-se de uma metáfora sobre a infância e o amadurecimento, contada por meio da história de um menino, que, com a ajuda de objetos encantados, encontra uma forma de viver mais generosa. As apresentações serão na Casa Vhida, os hospitais infantis Dr. Fajardo e Joãozinho, Ceti Zilda Arns, Teatro Amazonas (hall) e nos municípios Santa Isabel do Rio Negro e Benjamin Constant.
 
Para mais informações acesse o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *