Polêmica sobre o futuro da economia do Amazonas. O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse, em entrevista à Globo News, que o governo federal não vai mexer na Zona Franca de Manaus, mas que não vai deixar o País, segundo palavras deles, “bem ferrado, bem desarrumado” para manter as vantagens de Manaus.
“A Zona Franca de Manaus fica do jeito que ela é. Ninguém nunca vai mexer com ela. Agora, quer dizer que não vou simplificar impostos para o Brasil porque, senão, quer dizer…eu tenho que deixar o Brasil bem ferrado, bem desarrumado, porque senão não tem vantagem para Manaus…”, disse o ministro, na noite de quarta-feira.
A declaração do ministro foi dada ao programa Central Globo News, que estreiou na quarta-feira à noite. Ao ser perguntado pela jornalista Miriam Leitão sobre a Zona Franca, a primeira resposta de Paulo Guedes foi: “a Zona Fanca de Manaus segue o jogo (…) vai mexer na Zona Franca de Manaus? Não. Não vou mexer na Zona Franca de Manaus. Tá na Constituição, tá lá. Agora, e se os impostos caíssem todos para zero?”.
Veja o vídeo da manifestação do ministro: