O Serviço Disk 100, do governo federal, registrou 24 denúncias de violação de direitos e violência contra LGBTs no Amazonas, em 2018, segundo informações publicada hoje pelo do UOL. Em todo o Brasil, foram registradas, em média, 4,6 denúncias por dia.
O Amazonas aparece em oitavo lugar, entre os Estados brasileiros, em número de denúncias de violência contra LGBTs por 100 mil habitantes.
O primeiro no ranking por 100 mil habitantes é o Distrito Federal. Foram registradas 39 denúncias em 2018, ou 1,52 caso a cada 100 mil habitantes. É o quinto ano consecutivo em que o Distrito Federal aparece na liderança.
De acordo com os dados do Disque 100, os tipos de violação mais comuns registradas pelo serviço são discriminação, violência psicológica e violência física.
Para o advogado da ABGLT e do Cidadania no STF, Paulo Roberto Iotti Vecchiatti, os dados compilados pelo Disque 100 são uma amostra de que a homofobia é um problema que precisa de uma solução urgente.
“Há muitos questionamentos sobre a dimensão da homofobia no Brasil. Esses dados, que são oficiais, mostram que é preciso dar uma resposta a esse problema de forma urgente. Não são dados de uma ONG qualquer. São dados do próprio governo federal”, afirmou.