Vários eventos em todos mundo marcam hoje os 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci. Nascido na cidade italiana de Florença, Da Vinci é considerado um gênio e uma das figuras mais importantes do alto Renascimento que se destacou em diversas áreas, sendo exímio como matemático, cientista, engenheiro, arquiteto, inventor, anatomista, pintor, escultor, botânico, poeta e músico, ele ainda é considerado percursor da aviação e balística.
O legado do artista, que morreu no dia 2 de maio de 1.519, transcende a barreira entre arte e ciência, como comprovam seus desenhos experimentos. Ele fez o primeiro protótipo de robô humano construído com madeira, couro e metal, ele sentava e acenava e a agência espacial americana, NASA, usou o projeto do inventor para criar o primeiro robô a comandar uma agência espacial.
Itália e França fazem homenagem jutas. O presidente da França, Emmanuel Macron, e o da Itália, Sérgio Mattarella, farão uma visita conjunta ao túmulo do artista na cidade francesa de Amboise.
Sua genialidade e seu legado justificam as homenagens aos 500 anos de sua, arte em museus de todos os continentes Os eventos em homenagem a Da Vinci podem se acompanhados nos sites dos principais museus.